MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CRÔNICAS - A VIDA E O TEMPO


CRÔNICAS:
A Vida e o Tempo

  Um Pai pede ao filho que aproveite avida e suas lições. Que dê tempo a mesmo e que tenha um tempo para refletir, pois o tempo é o maior aliado do homem: aproveitando–o de forma correta, o menino tornar-se-á uma pessoa de valor.
  Ele alerta para que se dê tempo às coisas da vida:”Faça tempo para flor, o sol, e os pássaros, para o estilingue, para a pesca e a briga”. É preciso viver, aproveitar o tempo, mas não perdê-lo, então inspire e expire o tempo.
  Afinal o pai quer dizer ao filho que viva os fatos normais da vida, da infância. Entretanto é preciso informar-se dos acontecimentos, refletir e conscientizar-se e lutar por seus direitos.
  O desenvolvimento de nossa consciência frente ao mundo e a nós mesmos processa-se em níveis diversos:
·                         CONSCIÊNCIA PESSOAL – que nos revela a nós mesmos no convívio com os outros.
·                         CONSCIÊNCIA CRÍTICA – que nos leva a pronunciamentos críticos sobre o mundo, impedindo que verifiquemos os fatos ou que encontremos para eles soluções simplistas.
·                         CONSCIÊNCIA DINÂMICA – não permite que fiquemos na teoria, mas nos conduz à prática, a uma tomada de decisão e de engajamento, através de atitudes e ações concretas.
Diante disso, perguntamos: Para que os problemas que afligem nosso mundo sejam descobertos e partilhados por todos, em comunidade,  o que é que é preciso acontecer?
Se entendêssemos esta pergunta a outras pessoas, obteríamos a conclusão de que há muitas consciências adormecidas, outras alienadas, poucas semi-engajadas e pouquíssimas despertas e atuantes.
Para modificar essa situação é preciso em primeiro plano uma consciência pessoal, critica e dinâmica; tudo isso não acontece por comodismo, por querer fazer o jogo dos opressores, por passividade, por medo. O primeiro plano é a conscientização e, depois, a ação.
Voltando a história do pai e do filho notem a demonstração de amor paterno desprovido de egoísmo; quando ele após ter dito ao filho fazer tempo para todas as coisas, pede: “meu filho, busque um tempo para me sorrir”.
Com isso o pai quer que o filho aproveite bem cada parte do tempo e cada tempo disponibilizado a ele; há pessoas que passa pela vida oferecida. Ficam alheias aos fatos. ViVa cada coisa a seu tempo. Há tempo para todas as coisas debaixo do sol...

Um comentário:

  1. O tempo passa e nós voamos como disse o escritor sagrado; como estamos vendo e vivendo esse tempo...

    ResponderExcluir