BAÚ LITERÁRIO e ORTOGRÁFICO
CONTOS DA AUSTRÁLIA
Os
Sapos Arautos
CONTOS DA AUSTRÁLIA
Os
Sapos Arautos
Quando Baiame deixou de viver nesta terra e voltou
pelo caminho que o levava para Bullima, subindo a escada de pedra espiral até o
cume do Oobi Oobi, a Montanha Sagrada, apenas os wirinuns, ou homens sábios,
foram autorizados a dirigir-lhe a palavra e apenas através de seu mensageiro,
Walla-guroon-bu-um.
Pois Baiame estava agora fundido à rocha de cristal
onde ele sentava em Bullima, e assim também estava Birra nulu, sua esposa. A
parte superior dos seus corpos permaneciam como tinham sido na terra, mas as
partes inferiores estavam mergulhadas no cristal de rocha.
Somente Walla-guroon-bu-um e Beili Kunnan foram
autorizados a aproximar-se deles e transmitir seus comandos para os outros.
Birra-nulu, a primeira esposa, era a criadora das
inundações. Quando os riachos estavam secando e os wirinuns queriam uma
inundação viesse, estes homens subiam até o topo da Oobi Oobi e aguardavam em
um dos círculos de pedra a vinda de Walla-guroon-bu-um. Ouvindo o que eles
queriam, ele ia e dizia a Baiame.
Baiame dizia a Birra nulu, que, se ela estivesse
disposta a dar sua ajuda, ele iria enviar Kunnan-Beili aos wirinuns, dizendo
para avisar lhes: “Depressa diga a tribo Bun-yun Bun-yun para ficar
pronta. A bola de sangue serão enviadas para rolar em breve. “
Ouvindo isto, os wirinuns iriam rapidamente descer
a montanha e atravessar os woggi, ou planícies, abaixo, até chegaram a Bun-yun
Bun-yun, ou Rãs, uma poderosa tribo com braços fortes para arremessar e vozes
incansáveis.
Esta tribo ficaram esperando, ao comando dos
wirinuns, ao longo das margens de cada lado do rio seco, a partir de sua fonte
a alguma distância. Eles fizeram grandes fogueiras, e colocaram essas pedras
enormes para gerar calor. Quando estas pedras se aqueceram os Bun-yun Bun-yun
colocaram algumas nas cascas, diante de cada homem.
Então eles ficavam na expectativa, aguardando a
bola de sangue alcançá-los. Logo que vi essa bola de vermelho-sangue de tamanho
fabuloso rolando na entrada para o rio, cada homem se abaixava, pegava uma
pedra quente e, gritando, jogava com toda sua força contra a bola. Em tal
quantidade e com toda a força eles jogavam as pedras e quebravam a bola.
De dentro corria um riacho de sangue fluindo
rapidamente para o leito do rio. Cada vez mais alto e alto levantava-se o
clamor dos Bun-yun Bun-yun, que carregavam pedras com eles, seguindo o fluxo do
rio, que passava correndo. Eles corriam aos trancos e barrancos ao longo das
margens, lançando pedras e gritando sem cessar.
Aos poucos, o fluxo de sangue, purificado pelas
pedras quentes, se transformava em enchente, e os gritos dos Bun-yun Bun-yun
alertava as tribos da enchente, para que eles pudessem mover os seus
acampamentos para terrenos elevados antes que a água chegou até eles.
Enquanto a enchente corria, os Bun-yun Bun-yun não
apravam de gritar em em voz alta. Até hoje, quando uma inundação está por vir,
são ouvidas as suas vozes, e ouvindo-lhes os Daens, ou Aborígenes, dizem, “O
Bun-yun Bun-yun estão chorando. A inundação deve estar chegando.” Então, “o
Bun-yun Bun-yun estão chorando. Águas de inundação está aqui.”
E se a água da inundação vem grossa, vermelha e com
lama, os Daens dizem que os Bun-yun Bun-yun ou rãs-de-inundações deixaram
as águas passar sem purificá-las.
Fonte:
A.W.
Reed, Aboriginal Fables and Legendary Tale
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