MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

domingo, 3 de março de 2013

VIRTUDE - A SOLIDARIEDADE e OS GRUPOS SOCIAIS


VIRTUDE

A SOLIDARIEDADE E OS GRUPOS SOCIAIS

            As situações de necessidades e de dificuldades não se registram apenas com o indivíduo. Também ocorrem com as famílias, com os grupos sociais maiores e com as próprias nações. E tal qual acontece com os indivíduos, estes grupos precisam da solidariedade de outros grupos e de outras nações.
            Uma calamidade (seca, terremoto, inundação, etc.) ou uma crise (falta de trabalho, escassez de viveres, parada de negócios) que se registre, por exemplo, em qualquer parte de nosso país, provoca imediatamente a solidariedade dos brasileiros quanto possível socorros de várias espécies: medicamentos, recursos em dinheiro, mantimentos e técnicos ou especialistas capazes de eliminar as causas das dificuldades.
            O mesmo sucede no campo internacional. Uma epidemia num país do continente americano ou de outro continente, não deixa insensível a nação brasileira. Por isso, imediatamente se expedem para o país assolado remédios, equipes de médicos e de enfermeiros e mais recursos, destinados a diminuir o sofrimento das populações.
            Ainda no campo internacional: até há algum tempo atrás, as nações ricas não se interessavam pela sorte das nações pobres. A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, a compreensão de que a interdependência é um fato inegável, modificou esse modo de agir. As nações chamadas desenvolvidas, ou seja, as nações ricas, passaram ajudar o desenvolvimento das nações pobres.
            Observe-se, pelos exemplos acima, como é reciproco o interesse dos que socorrem e dos socorridos. Se a calamidade ou a crise que atinge uma parte de nosso território não for logo dominada, o país inteiro sofrerá pelas consequências  de que aquela região deixará de produzir e de consumir, criando assim problemas maiores. Se a epidemia do país vizinho não for debelada com urgência , existirá o perigo de alastrar-se e vitimar inclusive o nosso povo. Se as nações ricas, que são grandes produtores agrícolas e industriais não auxiliarem os países pobres, haverá o problema de superprodução, isto é, os produtos sobrarão por falta de mercado capaz de comprar ou de consumi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário