MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

domingo, 4 de novembro de 2018

HISTÓRIA/LEITURA - SÍMBOLOS DO HALLOWEEN


LEITURA
SÍMBOLOS DO HALLOWEEN

O Halloween é uma celebração de origem celta e tradição pagã. É comemorado no dia 31 de outubro, data que antecede o dia de Todos os Santos.
Originalmente era celebrado para marcar o fim do verão e para cultuar os mortos e a deusa celta YuuByeol, deusa da perfeição.
Para os celtas, os mortos habitavam um lugar pleno de felicidade e perfeição.

Abóbora

A abóbora, nos tempos mais recentes, acabou por se tornar o principal símbolo do Halloween. No Halloween as cabaças de abóbora são usadas para decorar as festas e até como fantasia. Da cabaça da abóbora, faz-se uma cabeça iluminada com vela dentro.
O uso da abóbora como símbolo do Halloween, segundo conta a história, foi completamente ocasional. O Halloween é uma festividade de origem celta, e como tal tinha os seus próprios rituais e elementos simbólicos, além de lendas e crenças que envolviam as festividades. Uma delas era a lenda de Jack-o'-lantern, um espírito amaldiçoada que andava perdido pela terra, sem permissão para entrar nem no céu e nem no inferno, vagueando pela escuridão das noites iluminada apenas por uma lanterna feita de um nabo com um carvão em brasa.
Com a imigração dos Irlandeses para os Estados Unidos, a festa de Halloween passou por adaptações e o nabo foi substituído pelo abóbora, legume mais comum nesta época do ano nos Estados Unidos. Assim, a abóbora passou a ser usada e associada ao Halloween, principalmente para ornamentação, sem nenhum significado simbólico especial.

Bruxas

As bruxas eram mulheres que tinham uma grande conexão com a natureza. Elas faziam magias e cultuavam as forças da natureza em festejos e celebrações.
As bruxas passaram a ser consideradas hereges a partir da Idade Média por influência da igreja Católica no Ocidente. Antes, elas eram uma referência de poder, sabedoria, sensibilidade e conhecimentos.
Com a Inquisição, elas passaram a ter uma representação negativa, associada a poderes maléficos e diabólicos.

Morcego

morcego possui simbolismos negativos e positivos. No ocidente, a simbologia do morcego está associada à morte, trevas, magia negra e bruxaria, enquanto no oriente, principalmente na China, o morcego é símbolo de felicidade e de renascimento.
Com um aspecto que se assemelha a de um rato com asas, a aparência do morcego é ambígua.
Justamente por sugar sangue, mas também devido à sua aparência, para muitos assustadora, o morcego está relacionado com a imagem do vampiro, o Príncipe das Trevas.
Está relacionado também à imagem do Diabo, quando este é representado com asas, à bruxaria e à magia negra.
Por outro lado, além de estarem associados à morte e às trevas, os morcegos representam renascimento, felicidade, sorte e vida longa.
Para os chineses, o morcego é um animal inteligente e sábio. O motivo pelo qual voam de cabeça para baixo decorre do cérebro avantajado que eles possuem.
A imagem do morcego pode ser usada como amuleto de sorte e proteção. Por ser um animal noturno, ele simboliza o desafio de atravessar a escuridão, enfrentando as dificuldades para encontrar o caminho da luz e do bem.
Popularmente é dito que sonhar com morcego representa mudanças que estão prestes a acontecer. Associado a isso, a tatuagem de morcego pode sinalizar superação.
Quanto aos sonhos com mordida de morcego indicam o medo que sentimos de nos entregar aos nossos instintos.

Gato preto

gato preto possui, segundo o imaginário popular, uma simbologia maléfica e mágica, representando a morte e a obscuridade.
De acordo com as crenças populares, o gato preto traz mau agouro, por isso, cruzar com um gato preto na rua traz azar. Mas em diferentes, culturas o gato preto também pode trazer sorte.
Na antiga Pérsia, o gato preto era considerado um espírito amigo, antigo e sábio, que tinha a missão de acompanhar um outro espírito durante a sua passagem pela terra. Desta forma, prejudicar um gato preto, na Pérsia, é prejudicar a si próprio. Ainda segundo as crenças persas, quando um gato preto entra num aposento, é preciso cumprimentá-lo.
Segundo a tradição muçulmana, um gato completamente preto possui poderes mágicos. O seu sangue serve para escrever feitiços, enquanto comer a carne de um gato preto é uma forma de se livrar desse tipo de magia.
   O gato preto é muito associado ao Halloween. Isso porque, segundo a lenda, as bruxas transformam-se em gatos pretos.

Vassoura

Usada como meio de transporte pelas bruxas, a vassoura é outro elemento simbólico muito associado a essas feiticeiras. Simboliza o poder feminino e a limpeza de pensamentos e energias negativas.

Vela

      
vela simboliza a luz da alma, da vida. Era usada desde as origens da celebração do Halloween para iluminar o caminho dos espíritos dos mortos que vinham visitar os seus familiares.
vela ardendo perto dos defuntos simbolizam a pureza do espírito que sobe aos céus.
Acender uma vela é um ato ritual de elevar o seu pedido e o seu desejo a um plano etéreo. Ao acender uma vela para fazer um pedido, deve-se estar limpo fisicamente e também psiquicamente, afastando todos os pensamentos negativos.

Aranha

A aranha carrega uma série de significados, dentre os quais simboliza a sabedoria, a beleza, a diligência, a sorte, o cosmos, a divindade, a infinidade, entre outros.
Símbolo solar, a aranha é um animal predador, e por isso, muitas vezes simboliza o perigo.
Considerada a grande mãe, a criadora cósmica e a senhora e tecelã do destino, a aranha é dedicada à fiação e à tecelagem, representando assim, um símbolo da divindade interior bem como do narcisismo; pois, por outro lado, contém em seu símbolo, a obsessão pelo centro, como acontece na simbologia da teia que tece. Nesse ínterim, na psicanálise, a aranha que no centro absorve grande introspecção, simboliza o ser narcisista.
Não obstante, nos Camarões, África, a aranha simboliza a inteligência enquanto que na China simboliza a sorte.
   aranha é um animal símbolo do Halloween. É a tecelã dos destinos. Dentre as suas principais simbologia, podemos citar o perigo, a diligência e a sabedoria.

Cores do Halloween

Nas comemorações do Dia das Bruxas algumas cores predominam. Dentre elas, o cor de abóbora, justamente por causa da abóbora que é um dos seus principais símbolos.
Por sua vez, o roxo simboliza mistério e a passagem da vida para a morte.
E o preto simboliza o mal. É a cor da noite e da adversidade. Além disso, também é uma referência ao mistério.

Zumbi

Os zumbis são mortos-vivos que possuem hábitos noturnos e aparência desfigurada. Segundo a crença, são cadáveres humanos que após passar por rituais voltam a vida em busca de vingança.
Eles vagueiam pela noite em estado catatônico e atacam os vivos, tratando-os como presas. Por esse motivo, associam-se à morte e a rituais diabólicos.
Vampiro
O vampiro simboliza o apetite pela vida que renasce quando pensamos já estar saciados. É o desejo de viver que se revela como um desejo devorador de se satisfazer em vão.
É um ser mitológico de origem eslava. De acordo com a lenda, são mortos-vivos que saem dos seus túmulos para sugar o sangue dos vivos, tirando-lhes a vitalidade.
Os vampiros são devoradores, que mordendo o pescoço dos vivos suga-lhes todo o sangue. Quem é atacado por um vampiro é esvaziado de sangue e de vida e é contaminado, tornando-se também um vampiro.
O vampiro só consegue sobreviver ao fazer uma vítima, já que não consegue encontrar vitalidade em si mesmo. É por esse caráter assustador que o vampiro é um dos Símbolos do Halloween ou Dia das Bruxas.
FOGO
Durante o Samhain, os druidas (sacerdotes celtas) usavam o fogo como forma de proteção contra tudo que fosse negativo e de conexão com as forças divinas.
FANTASMAS
Símbolo do mundo além vida e de dimensões onde habitam os mortos.
CAVEIRAS, OSSOS E ESQUELETOS
Estes símbolos representam a transitoriedade da existência, por isso causam temor e assombro.
CHAPÉUS EM CONE
Símbolo de hierarquia sacerdotal, usado pelas mulheres que se dedicavam à magia como instrumento de captação das forças esotéricas.
TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS
A partir do século IX, em alusão ao Dia dos Mortos, as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para que as crianças fantasiadas, batessem de porta em porta para pedir os bolos.
Em troca de cada pedaço de bolo, a criança rezava pela alma de um parente de quem lhe ofertou o bolo, dessa prática se originou a brincadeira Travessuras ou Gostosuras do Halloween moderno, no qual o bolo deu lugar aos doces e as rezas às brincadeiras típicas desta comemoração.

https://www.dicionariodesimbolos.com.br/abobora/
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-halloween/


Nenhum comentário:

Postar um comentário