MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

LEITURA - O PODEROSO DEUS NOS RECOMEÇOS



TEOLOGIA
LEITURA
O PODEROSO DEUS NOS RECOMEÇOS
                                          INTRODUÇÃO
           
Certa vez, nos tempos dos juízes, aconteceu uma grande fome na Terra. Diante disso, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos (Malom e Quiliom) deixaram a casa em Belém para peregrinar pelos campos de Moabe. Lá, os rapazes se casaram com duas moabitas (Rute e Orfa). Porém, os três homens da família morreram, restando apenas as três viúvas. Começou então, um grande drama familiar.
                                            DISCUSSÃO
            Por mais que a família de Elimeleque houvesse errado, Deus não abandou Noemi nem as suas noras e lhes deu um novo começo. Diante dessa história, vamos aprender mais sobre a restauração de Deus ao que foi destruído em nossas vidas:
1) As escolhas para o recomeço (Rt 1.5)
          Diante daquela tragédia, Noemi tinha duas opções: reconhecer que sua família errou ao deixar Belém (que significa “casa do pão”) contra a vontade de Deus para se aventurar em uma terra idólatra e voltar para o seu povo; ou então seguir adiante em Moabe, longe dos cuidados do Senhor.
          Tenho certeza que você já passou por situação parecida, não é mesmo? Não é nada fácil olhar para trás e ver que tomamos a decisão errada, que escolhemos sair da presença de Deus. Mais difícil ainda é ter que olhar para frente e decidir qual caminho tomaremos para recomeçar.
2) Aprenda a recomeçar, apesar das perdas (Rt 1.5-6)
         Logo após a morte dos homens da casa, Noemi ficou desamparada. Não tinha ninguém a quem recorrer.
Então, ela toma uma atitude que mudou os rumos de sua vida: ela decide voltar para sua terra em busca do recomeço e pede para que suas noras retornem para suas famílias.
Noemi nos ensina uma grande lição nesse momento: ela teve humildade para reconhecer que havia errado e decidiu voltar ao lugar onde Deus operava.
3) Aprenda a amar incondicionalmente (Rt 1.11-16)
          Enquanto Orfa voltou para os seus familiares, Rute, por amor, abandonou o seu povo e os deuses dos moabitas para acompanhar a sogra (já idosa). Rute decidiu enfrentar uma mudança radical em sua vida, cortando os laços com o passado e até com a sua nação, para seguir com Noemi para Belém. Ela disse: “Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (versículo 16).
          Esta é, com certeza, uma das maiores declarações de amor e de renúncia encontradas em toda a Bíblia.
          E é exatamente essa essência que deve caracterizar todos aqueles que decidem recomeçar a vida com Cristo (Lc 9.62).
4) Deixe Deus te dar um recomeço (Rt 4.13-17, Dt 25.5-10)
          Deus disse em Dt 23.3 que nenhum amonita ou moabita entraria na Sua congregação. Ainda assim, a fé que Rute tinha no Deus de Israel a salvou (mesmo sendo estrangeira e vinda de um povo idólatra). Ela permitiu que o Senhor lhe desse um recomeço e, como recompensa, se tornou mãe de Obede, bisavô de Davi.
                                        
 CONCLUSÃO
             Quem poderia imaginar que Rute teria um recomeço de vida tão maravilhoso? De estrangeira viúva, ela se tornou integrante da árvore genealógica de Jesus (Mt 1.5)! Quando Rute passou pelo pior momento de sua vida, ela tinha tudo para voltar para o seu povo idólatra, mas escolheu seguir os caminhos de Deus e, por isso, recebeu uma recompensa muito maior do que poderia imaginar!
                                         
PARA REFLETIR
- Qual é a maior dificuldade que você encontra quando percebe que tomou uma decisão errada?
- Você ama a Deus a ponto de virar as costas para o seu passado e caminhar na direção dEle?
- Você já permitiu que Deus te dê um recomeço? Se não, o que te falta?

Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?

Texto Base: Rute 1.16-17
Por: Agnaldo Marques da Silva Filho
http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=13278

CLIQUE AQUI
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário