MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

VIRTUDES/LEITURA - DIZER "NÃO" É UM SIM PARA A ALMA



VIRTUDES
leitura
DIZER "NÃO" É UM SIM PARA A ALMA
     
   A Fátima Bernardes me ajudou esta semana. Liguei a TV e lá estava ela falando com os convidados sobre como dizer “não” faz bem. Às vezes, vivemos uma guerra interna para dizer “não”. Aliás, em muitas ocasiões, a gente se sente obrigado a aceitar convites, só para agradar. E depois usamos uma desculpa qualquer para declinar do convite. Para bem dizer, é horrível mentir. E é pior ainda dizer a verdade.
       Ninguém suporta o “sincericídio”. Ninguém quer ouvir que você não irá à festa porque, realmente, não está a fim, não está na vibe, não quer sair de casa, não tem dinheiro para gastar com supérfluos. As pessoas preferem ouvir “ela teve uma enxaqueca brava”, “teve piriri”, “foi cuidar da mãe” e uma infinidade de invenções que a gente fica craque com o tempo.
       Como disse uma convidada do programa, dizer “não” é libertador. Fiquei pensando nisto e em como é verdade. Nesta vida pagando conta e engolindo sapo, tive poucos “nãos” proferidos com aquela certeza mesmo, sabe. Aquela coisa que a gente não titubeia. E foi mesmo bom, libertador, renovador.
       Que a gente diga “não”, mesmo que isto possa magoar um amigo ou alguém que a gente goste. Porque é melhor não ir a um evento, por exemplo, do que ficar lá sem vontade. E porque é melhor sempre dizer a verdade, embora a verdade seja dura.
       Em tudo a gente tem que pensar no nosso bem estar. E ele tem que ser soberano nesta vida de concessões para “agradar aos outros”. Afinal, agradar a si mesmo faz mais sentido. Não em termos de ser egoísta, mas de saber o que é bom para si mesmo. E sabendo o que é bom para si mesmo, poder dar vazão a um mundo melhor, sem maquiagem.
Mônica Kikuti



Nenhum comentário:

Postar um comentário