LEITURA
DICAS PARA
ESTIMULAR SEUS FILHOS A FALAR INGLÊS
Crianças têm grande facilidade para aprender um
segundo idioma. Quando essa outra língua é o inglês então, existem muitas
maneiras de estimular o aprendizado e incentivar as crianças com a prática diária.
Quer saber como? Leia estas cinco dicas de Djalma Wanderlei, da International
School, para engajar a garotada em atividades simples do dia a dia que podem
impulsionar muito o aprendizado bilíngüe .
1 – Filmes e programas de TV. Incentive
seus filhos a assistir a filmes e programas de TV em inglês sempre que for possível.
Use as facilidades da TV por assinatura, serviços de streaming e canais na
internet. Escolha uma programação bem atraente e adequada para a faixa etária
do seu filho e não se esqueça de preparar a pipoca. A repetição de palavras e a
presença de músicas de fácil memorização são ferramentas poderosas para a
internalização e assimilação da língua.
2 – Instigue o gosto musical das
crianças:
Crianças e adolescentes geralmente são muito
musicais. Motive seus filhos a ouvir músicas em inglês, a fim de que eles se
habituem à fonética da língua, melhorando assim a habilidade e a compreensão do
que está sendo dito. Descubra o gosto musical dos pequenos, crie playlists com
suas bandas preferidas. Tem música para todas as idades em serviços de
streaming, como Deezer e Spotify, podcasts, vídeos e canais da internet, como o
YouTube.
3 -
Converse em inglês:
Quanto maior o contato com a segunda língua,
melhor. Caso algum responsável saiba falar inglês, é uma ótima idéia comunicar-se
nessa língua com os filhos, desde que esse momento seja confortável para ambos.
Lembre-se que a comunicação efetiva acontecerá; e, paulatinamente, eles sentirão
segurança e conforto ao usar a língua inglesa de forma mais precisa.
4 – Incentive a leitura sempre:
O ato de ler abre nossas mentes. É
fundamental que a leitura seja um hábito desenvolvido e estimulado desde muito
cedo em qualquer língua! Caso o responsável saiba falar inglês, o incentivo à
leitura em uma segunda língua pode acelerar o processo de aquisição da
linguagem, mesmo que a criança não saiba ler sozinha.
E.H.V.