MAGAZINE SHOP BLUES

OFERTAS FANTÁSTICAS

quinta-feira, 29 de março de 2018

LEITURA - APRENDENDO


VIRTUDES
LEITURA
APRENDENDO....

       Ainda era uma pré-adolescente quando comecei a ajudar meu pai na feira. Ele vendia produtos japoneses e era o patrão e único funcionário. Aos fins de semana ou nas minhas férias, eu ia ajudá-lo.
Ele me acordava às 3h da manhã. Nestes dias parecia que eu apenas tinha fechado os olhos por alguns segundos e já tinha que levantar... Embora fosse bem cansativo, eu ia com aquela premissa de ajudar e também dar valor pras coisas.
Depois que a gente montava a banca e colocava os produtos em exposição, meu pai ia comprar alguma coisa pra gente comer. Ah, o lanche de mortadela que ele fazia pra mim era o mais gostoso! Tinha vez que ele comprava pastel também e, pastel de feira, convenhamos, é o melhor que existe!
Tinha a garrafa de café que ele trazia de casa e preparava na noite anterior. O café do japa era uma tinta. Mas eu gostava muito. Afinal, café forte é para os fortes!
Quando ele saía, sempre aparecia um cliente que ficava lá perguntando o preço das coisas e eu não sabia o preço de nada. Se não tivesse uma etiqueta lá dizendo, já era. Era muita coisa, nem sei como ele conseguia guardar tanto preço de cabeça.
Matemática nunca foi o meu forte. Zero de raciocínio lógico até hoje, mas eu tinha que fazer contas sem calculadora. Tudo no papel. Jesus!!!! Quando tinha mais de quatro coisas era um martírio.
Esqueço de muitas coisas, mas algumas eu lembro como se fosse hoje. Lembro-me da vez que ele, muito pacientemente (coisa que era bem difícil pro estilo do meu pai), me ensinou a dar o troco. Eu sempre me embananava quando a conta, por exemplo, dava 5,20 e a pessoa dava 10,20 pra cobrar. Aí ele me explicou que o cliente facilitava para ter uma nota só. Ah, eu comecei a adorar a dar o troco daquele jeito!! Pedia os "quebrados" para os clientes quando eu tinha nota de 5 ou 10, sobrando no caixa. Era uma maravilha!
Mas na vida real até hoje ainda não sei dar o troco. Talvez eu nunca aprenda a dar o troco a quem me machucou, a quem me feriu, a quem traiu minha confiança, a quem frequentou minha casa e que não passou de mero transeunte. Ainda não sei dar o troco para as cobranças indevidas de tanta gente e de tanta coisa que me fizeram.
É certo que a vida se encarrega de dar o troco. É certo que existem dívidas a serem pagas. Não comigo, nem com você. Mas com o Universo.
E é certo que dar o troco, em dinheiro, foi uma das coisas que aprendi com meu pai. E que, embora existam as cicatrizes da vida, dos trocos na cara que já levei e dos que não consegui dar, a trajetória da vida não deixa nada barato.
Que o mal não vire moeda de troca.
E que o troco seja só para o dinheiro.


SHOPLISTBLUES
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário