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quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO / AVALIAÇÃO

EDUCAÇÃO
                               AVALIAÇÃO

               A  AVALIAÇÃO é um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem que oferece informações para o professor(a) e a equipe pedagógica analisarem os resultados de seu trabalho e para o discente analisar seu desempenho, propiciando o diagnóstico das dificuldades e, quando for o caso, o redirecionamento das estratégias, visando ao sucesso escolar. Por isso a ação avaliativa deve ser continua, não se limitando a períodos predefinidos.
              Decidir o que, como e quando avaliar não é tarefa fácil, porém ela não deve ser ignorada, quado se pretendem práticas pedagógicas eficientes.
              Um ponto que deve ser debatido, quando se concebem metamorfoses nas metas e nos métodos educativos, é a avaliação, em todos os seus aspectos - tanto a avaliação de desempenho dos alunos quanto a avaliação do processo de ensino. Frequentemente, a avaliação tem sido uma verificação de retenção de conhecimentos formais, compreendidos ou não, que não especifica a habilidade para seu uso. Uma avaliação estruturada no contexto educacional da escola, que se proponha a aferir e desenvolver competências relacionadas a conhecimentos significativos, é uma das mais complexas atividades do docente. Essa avaliação deve ter sentido formativo e ser parte permanente da interação entre professor e aluno.
               Quando o professor deseja que cada um dos seus alunos se desenvolva da melhor forma e saiba expressar suas competências, avaliar é mais do que aferir resultados finais ou definir  sucesso ou fracasso, porque traduz acompanhar o processo de aprendizagem e os avanços de cada aluno, percebendo dificuldades e buscando contorná-las ou superá-las continuamente. ( A avaliação existe não para se verificar o que o discente não sabe, exigindo-se detalhes. Deve-se cobrar, em cada conteúdo, o que realmente vai ser utilizado e necessário à assimilação de novos conteúdos.)  À medida que os conteúdos são desenvolvidos, o professor deve adaptar os procedimentos de avaliação do processo, acompanhando e valorizando todas as atividades dos discentes, como trabalhos individuais, os trabalhos coletivos, a participação espontânea ou mediada pelo professor, o espírito de cooperação, e mesmo a pontualidade e a assiduidade. As avaliações realizadas em provas, trabalhos ou por outros instrumentos, individuais ou em grupo, são essenciais para obter um balanço periódico do aprendizado dos discentes, e também têm o sentido de administrar sua progressão. Elas não substituem as outras modalidades contínuas de avaliação, mas as completam.
                 O objetivo da avaliação é buscar continuamente o sucesso do aluno na aprendizagem e o desenvolvimento de competências com as quais os discentes possam interpretar linguagens e se servir de conhecimentos adquiridos, para tomar decisões autônomas e relevantes. Não apenas quantificar e sim qualificar o processo final da aprendizagem.
                  O aluno é um ser dinâmico  e ativo, que participa da construção de seu próprio conhecimento. Logo, a avaliação não deve se reduzir à atribuição de notas e conceitos, mas sim verificar em que  medida os alunos estão alcançando as metas propostas no processo ensino-aprendizagem, assumindo um sentido orientador e cooperativo que só se concretiza pela mediação do discente  - o facilitador e orientador da aprendizagem.
                   Ao longo do ano, aparecem muitas oportunidades de observação e avaliação. O professor deve pontuar, registrar e relatar procedimentos comuns, relevantes e diferentes, contribuindo para uma melhor avaliação do aluno e seus avanços.
                    A avaliação fornece dados essenciais para o replanejamento das ações do professor e do aperfeiçoamento do seu trabalho pedagógico, refletindo sua atitude na interação com a classe,bem como suas relações com o aluno. Portanto, pressupõe a relação entre professor, o aluno e o conhecimento.
                     Avaliar a aprendizagem dos alunos tem sentido amplo. A avaliação é feita de diversas formas, como já sabemos, sendo a mais comum a prova escrita. O professor competente no avaliar sabe que a prova escrita é um momento de estudo, não de um acerto de contas. O educador elabora bem as questões da prova, utiliza linguagem clara e precisa para o comando das questões, cria um ambiente favorável ao controle das emoções.
                     Há ainda a possibilidade de aplicação de provas elaboradas pelo próprio aluno ou de propor sua realização em grupos ou duplas. 
                     O processo de avaliação, integrado ao processo de aprendizagem, funciona como elemento motivador e não como um conjunto de provas e/ou trabalhos que apenas verifica se o aluno passou ou não. Informará não apenas ao aluno sobre seu desempenho, mas ao professor sobre sua prática em sala de aula. A avaliação deve ser um processo, não uma série de obstáculos - deve ser como uma engrenagem da máquina de um relógio que marca com exatidão e precisão o tempo e não como uma peça desajustada que simplesmente faz volume e desajusta o tempo.



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