Educação
pedagogia empreendedora: ensino de empreendedorismo na
educação básica
A Pedagogia Empreendedora é uma metodologia de
ensino de empreendedorismo para a Educação Básica: educação infantil até o
ensino médio. Atinge, portanto, idades de 4 a 17 anos.
É vinculada a tecnologias de desenvolvimento local,
sustentável; por isto tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade.
Estimula a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões,
preparando-o para as suas próprias opções. Trata o empreendedorismo como uma
forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na
empresa para todas as áreas da atividade humana.
A Pedagogia Empreendedora foi aplicada com sucesso
em diferentes escolas, cidades e contextos. O seu teste piloto foi feito em
2002, nas cidades de Japonvar, norte de Minas Gerais e Belo Horizonte.
A partir de então, várias cidades a implementaram em toda a rede pública
municipal (e algumas na rede estadual): Santa Rita do Sapucaí (MG), Guarapuava
(PR), Três Passos (RS), São José dos Campos (SP), Jacarezinho (PR).
Em 2003 a Pedagogia foi implementada em 86 cidades
do Paraná, selecionadas pelo seu IDH, em um projeto do Sebrae-PR. Em sua
totalidade a Pedagogia Empreendedora já foi aplicada em 93 cidades, atingindo 8.400
professores, 224.000 alunos e uma população de cerca de dois milhões de
habitantes.
Concebida e criada por mim, a Pedagogia
Empreendedora contou com o apoio da ONG VISÃO MUNDIAL e de uma equipe composta
por cerca de 20 profissionais da educação com sofisticado perfil acadêmico e
grande prática escolar, em um trabalho que durou três anos.
Não se trata de uma estratégia pedagógica destinada
exclusivamente a preparar os alunos para criar uma empresa. Ela desenvolve o
potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que
escolherem: empregados do governo, do terceiro setor, de grandes empresas,
pesquisadores, artistas, etc.. E também, evidentemente, para serem
proprietários de uma empresa, se esta for a sua escolha. Cabe ao aluno, e somente
a ele, fazer opções profissionais e decidir que tipo de empreendedor irá ser.
Com uma abordagem acentuadamente humanista, a
metodologia elege como tema central não o enriquecimento pessoal, mas a
preparação do indivíduo para participar ativamente da construção do
desenvolvimento social, com vistas à melhoria de vida da população e eliminação
da exclusão social.
Alguns elementos da metodologia:
- utiliza o professor da própria instituição,
que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde cada
unidade está inserida;
- dinamiza conhecimentos já dominados pelo
professor;
- é voltada para a prática, sendo de fácil
implementação
- não se trata de uma receita, um passo a passo:
a metodologia é recriada pelo professor na sua aplicação, respeitando a
cultura da comunidade, dos alunos, da instituição, do próprio professor;
- possui material didático específico e inédito,
construído inteiramente para a realidade brasileira
- agente de mudança cultural;
- permite a rápida disseminação da cultura
empreendedora, sendo concebida para ser aplicada em larga escala, com alta
dispersão geográfica;
- não cria a necessidade de formação de
“especialistas”;
- não gera dependência da escola a consultores
externos;
- integra professores de áreas diferentes;
- baixíssimo custo: não duplica meios e
esforços;
- a comunidade participa intensamente, como
educadora e educanda;
- considera a escola como umas das referências
de comunidade;
- é geradora de capital humano e social;
- apóia-se na geração do sonho coletivo, na
construção do futuro pela comunidade;
- tem como alvo a construção de um
empreendedorismo capaz de gerar e (principalmente) distribuir, renda
conhecimento e poder.
Pode ser implementada em uma escola da rede pública
ou privada; em toda a rede pública de um município ou estado ou em uma rede de
ensino particular.