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quinta-feira, 23 de maio de 2013

LEITURA - Barnabé e Saulo em Chipre


TEOLOGIA
   LEITURA

Barnabé e Saulo em Chipre

Barnabé e Saulo, tendo sido enviados pelo Espírito Santo, foram até a cidade de Selêucia e dali embarcaram para a ilha de Chipre. Quando chegaram à cidade de Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas. E eles tinham João Marcos para ajudá-los no trabalho missionário. Eles atravessaram toda a ilha, chegando até a cidade de Pafos.
Ali encontraram um judeu que era mágico e falso profeta, chamado Barjesus. Ele era amigo de Sérgio Paulo, o governador da ilha, que era um homem muito inteligente. O Governador mandou chamar Barnabé e Saulo, pois queria ouvir a palavra de Deus. Mas o mágico Elimas (este é o nome dele em grego) era contra os apóstolos. Ele não queria que o Governador aceitasse a fé cristã. Então Saulo, também conhecido como Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:
— Filho do Diabo! Inimigo de tudo o que é bom! Homem mau e mentiroso! Por que é que você não para de torcer o verdadeiro ensinamento do Senhor? Agora escute! O Senhor vai castigá-lo. Você ficará cego e não verá a luz do sol por algum tempo.
No mesmo instante Elimas sentiu uma nuvem escura cobrir os seus olhos e ele começou a se virar para todos os lados, procurando alguém que o guiasse pela mão. Quando o Governador viu isso, creu e ficou muito admirado com os ensinamentos a respeito do Senhor Jesus.

Atos 13.4-12

EDUCAÇÃO - ESTUDAR É MESMO UM “SACO”?


EDUCAÇÃO

ESTUDAR É MESMO UM “SACO”?


        Se é isso que você costuma ouvir do seu aluno, ele provavelmente é muito inteligente, observador, interessado em assuntos alheios à escola e tem energia sobrando para esportes e hobbies.
        Apesar disso, muitas vezes, não sabe como utilizar essas habilidades para obter um aproveitamento escolar compatível com seu potencial. O estudante rotulado “vagal”, que com frequência faz parte da turma do “fundão”, é prova da existência de grandes potenciais desperdiçados. Esse discente normalmente não chega a sentir sua inteligência desafiada o suficiente pelo processo de aprendizagem. Por isso, não responde a ele.
        O aluno quando estuda, não separa a parte que aprende da que ficou triste por brigar com a sua mãe, da que está “nas nuvens” por uma nova paixão ou da magoada bronca do professor.
        Aprender exige motivação, que depende muito dos sentimentos, emoções e vivências de cada.
        O estudante precisa sentir-se valorizado, respeitado e seguro: o mau desempenho na escola provoca queda na autoestima, levando muitas vezes, a criança ou adolescente a “entregar os pontos”. Se ele não se sentir parte do processo de aprendizagem, sua tendência será a de excluir a si próprio do processo.
        A inteligência segue o desejo . Se o desejo não estiver no aprendizado, a inteligência também não estará.
MAS, ONDE ESTÁ O PROBLEMA?
            As questões mais frequentes apresentadas pelos discentes:
·        Dificuldade de organização para os estudos e de administração do tempo;
·        Falta de concentração e paciência;
·        Medo de tentar coisas novas e medo de errar ( errar é um aprender);
·        Dificuldades em geral com raciocínio ou específicas como u leitura/escrita ou números;
·        Dificuldade na transição do 5º para o 6º ano e do 9º para o 1º ano do Ensino Médio.
O QUE PODE SER FEIRO?

        Ensinar não é “dar matéria”, ensinar é fazer aprender. Educar é fazer pessoas aprenderem a ser felizes, assim podemos, por exemplo:
·        Promover o encontro do prazer com o processo de aprendizagem;
·        Redespertar o desejo pelo conhecimento ( que é parte da natureza humana);
·        Ligar o conhecimento à realidade ( para que ele faça maior sentido à vida de quem aprende);
·        Trabalhar de forma a que o discente conheça suas potencialidades e aprenda a usá-las;
·        Ajudar cada um a descobrir suas vocações, elevar sua autoestima e adquirir autonomia ( saber “ se virar” sozinho).
A partir dos dons, talentos e vocações presentes em cada indivíduo, estimular habilidades, autoestima e autonomia, para que esse indivíduo aprenda a aprender e se torne o principal agente de seu próprio processo de aprendizagem...

MARIA DA GRAÇA BONFIM MURATORE, 1999

EDUCAÇÃO - PROVOCAÇÃO


Educação
Provocação
       
        “Começamos a escola do futuro no presente, as escolas que temos. Isto reclama de nós uma primeira atitude: a consideração da realidade, da situação das escolas que temos,  e o confronto do que temos com  o que queremos e precisamos construir. Quando se projeta tem-se sempre em mente um ideal.
        Confunde-se, ás vezes, inadequadamente, o ideal como algo irrealizável, que se classifica de utópico. O ideal é, sim, utópico, mas é preciso recuperar o sentido autêntico de utopia, que significa, na verdade, não algo impossível de ser realizado, mas algo ainda não realizado.
        Se apresentamos o ideal como algo desejado e necessário e que ainda não existe, precisamos justificar o “ainda não”. Para que não estejamos lidando com uma  fantasia, um devaneio, é preciso acrescentar que ele deve ser possível. O que ainda não é, pode vir a ser.
        É no próprio real que se encontram as possibilidades de realização de algo ideal. Por isso, é na escola real, aquela de nosso cotidiano, que vamos buscar o possível aquela que se construirá. Entretanto é necessário refletir sobre o que chamamos de possível. Muito frequentemente ele é confundido com algo estático, já dado na situação vivenciada – “Estamos fazendo o possível “ é o que ouvimos ser afirmado. Ora, o possível não se encontra pronto: ele pode estar presente imediatamente na situação, mas também é construído a partir dela. Muitas vezes ele se encontra escondido dentro da casca do impossível. Construir o possível significa explorar os limites, no sentido de reduzi-los, e as alternativas de ação, no sentido de ampliá-las.
        Para elaborar um promote é necessário , então, considerar criticamente – com clareza, profundidade e abrangência – os limites, as possibilidades do contexto escolar, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que queremos conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando continuando o processo e os resultados.”

TEREZINHA AZERÊDO RIOS, Significado e pressupostos do Promote Pedagógico, Ideias 15 – S.PAULO, FDE

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EDUCAÇÃO FINANCEIRA - 7 Passos Para Você Conquistar Sua Independência Financeira


EDUCAÇÃO
FINANCEIRA

7 Passos Para Você Conquistar Sua Independência Financeira
Quem não quer alcançar a independência financeira? Acumular um patrimônio que seja possível viver apenas de rendimentos é o sonho de qualquer pessoa.
No entanto, muita gente acha que conquistar a independência financeira é impossível. E não é!
O objetivo deste artigo é mostrar como é possível caminhar em busca da independência financeira de uma forma consistente, organizada e disciplinada.

O que é Independência Financeira?


Para quem ainda não sabe, ser financeiramente independente significa não depender da renda do seu trabalho para sobreviver.
Em outras palavras, os rendimentos dos seus investimentos (aluguel de imóveis, dividendos de ações, cupons de títulos públicos…) são superiores às suas despesas mensais.
É importante não confundir a independência financeira como aposentadoria ou parar de trabalhar. Eu acredito que ser financeiramente independente é ser livre. Ter liberdade para trabalhar exclusivamente com o que gostamos.
Entendido o conceito, vamos aos 7 passos para conquistar a independência financeira.

Passo #1: Ganhar Dinheiro


Por mais óbvio que seja, só é possível acumular patrimônio se você tiver dinheiro para investir mensalmente. E só é possível ter dinheiro se você tiver uma fonte de renda. Logo, trabalhar é preciso.
Quando estamos focados em aprender a investir, muitas vezes colocamos nosso trabalho e desenvolvimento profissional de lado. E isso está errado.
Por melhor investidor que você seja, quando estamos começando, dificilmente a rentabilidade do seu investimento será maior que sua capacidade de investir (parte que sobra do salário para investir).
Por essa razão, seu principal foco deve estar em ganhar cada vez mais e gastar cada vez menos, para sobrar mais dinheiro e poder investir mais. O aporte é essencial.

Passo #2: Poupe para Acumular Patrimônio


De nada vai adiantar se você estiver ganhando cada vez mais dinheiro e gastar na mesma proporção.
Quem ganha muito dinheiro mas está pagando prestação do apartamento, prestação do carro e fatura de cartão de crédito, está apenas acumulando patrimônio para seu banco!
Dependendo da forma como lida com seu dinheiro, você pode ficar mais próximo da liberdade ou ficar cada vez mais preso ao seu trabalho.
Para uma melhor reflexão, recomendo a leitura do artigo “Poupe, Pare de Pagar Juros e Seja Feliz“.

Passo #3: Invista em Renda Variável


Essa é outra dica muito importante e que a maioria das pessoas teima em não seguir.
Mesmo que o mercado não tenha um desempenho consistente desde a crise financeira de 2008, ainda assim diversas empresas apresentam resultados excelentes, com lucros cada vez maiores ano a ano.
Isso significa que o valor de muitas empresas tem subido ano após ano e a cotação não representa esse valor. Em algum momento, o mercado será obrigado a precificá-la da forma correta.
Se você não se sente seguro para investir diretamente em ações, os fundos de índice são a melhor opção para começar.

Passo #4: Utilize a Estratégia de Alocação de Ativos


Alocação de Ativos é, sem dúvida alguma, a melhor estratégia para investir seu dinheiro.
Independente dos ativos que você escolher para compor sua carteira, essa estratégia é a melhor forma de balanceá-la e obter os melhores resultados.
Com a alocação de ativos, você tem quatro vantagens:
1.    Redução do risco de uma carteira de investimentos;
2.    Fácil de entender, simples de praticar e ideal para alcançar ótimos resultados;
3.    Menos custos, menos stress e mais tempo fora do mercado;
4.    Planejamento com foco no longo prazo.
Para entender cada uma dessas vantagens, recomendo a leitura do artigo “O Que é Alocação de Ativos?“.
E caso você queira se aprofundar ainda mais sobre essa estratégia, o melhor material em língua portuguesa é o eBook Alocação de Ativos, do especialista Henrique Carvalho.

Passo #5: Utilize os Juros Compostos a seu Favor


Reinvista toda sua rentabilidade. Simples assim.
Para que os juros compostos possam funcionar, basta duas coisas: reinvestimento da rentabilidade e tempo. Quanto mais tempo seu dinheiro estiver investido, maior a capacidade de acelerar o potencial de ganho do seu investimento inicial.
Sempre que seus títulos públicos gerarem cupons, suas ações pagarem dividendos, seus imóveis  ou fundos imobiliários renderem alugueis, estes valores devem ser reinvestidos.
Para entender melhor o conceito de juros compostos, recomendo a leitura do artigo “Juros Compostos: O Dinheiro Trabalhando Para Você“.

Passo #6: Trabalhe no que Você Gosta


Caso você ainda não trabalhe no que você gosta, não se preocupe: você não está cometendo nenhum pecado.
Muitas vezes temos que nos submeter (durante algum tempo) a algo que não nos dá prazer para alcançar uma coisa maior.
O erro, entretanto, está em não desenvolver projetos paralelos, tanto pessoais quanto profissionais, focando algum trabalho que realmente lhe dê prazer. Aquele trabalho que você faria até de graça. Mesmo que inicialmente não ganhe dinheiro com isso.
Quando fazemos algo bem feito, o dinheiro é uma consequência.
Durante mais de 3 anos, o que eu ganhava com o Quero Ficar Rico mal dava para manter o site (domínio, hospedagem, servidor de e-mail…).
Ainda assim isso nunca fez a menor diferença. Por duas razões: (1) Eu sempre tive prazer em escrever e ajudar pessoas e (2) sempre tive a certeza que teria um retorno financeiro com o blog. Só não sabia como.
Atualmente eu poderia largar meu trabalho e viver apenas do Quero Ficar Rico. Ainda não tomei essa atitude porque gosto do meu trabalho (além do blog) e fico mais próximo dos meus objetivos financeiros.
Uma ótima reflexão sobre esse tema está no artigo “E se não existisse dinheiro?“.

Passo #7: Busque SEMPRE Qualidade de Vida


De nada vai adiantar alcançar a independência financeira se você se privou de tudo para juntar dinheiro, trabalhou diariamente 12 horas, não aproveitou seus finais de semana ou esteve próximo de quem você ama.
O caminho para a independência financeira deve sempre ser trilhado em paralelo com a qualidade de vida.
Trabalhar com algo bacana, divertir-se, viajar, curtir seus familiares e amigos; todas essas atividades estão relacionadas com ter qualidade de vida.
Aproveite seu tempo da melhor maneira possível, tentando sempre estar próximo às pessoas que realmente são importantes para você.

Como sempre, tenho uma pergunta para você…


O que você achou dessas dicas? Acredita que algum está equivocado? Acha que existe algo importante na caminhada para a independência financeira que não foi mencionado?
Então não pense duas vezes: deixe um comentário e participe dessa discussão.
Até a próxima!

Publicado em 21.05.2013 por Rafael Seabra em Educação Financeira

terça-feira, 21 de maio de 2013

LEITURA - PEÇAM E VOCÊS RECEBERÃO


Teologia
Leitura

Peçam e vocês receberão

Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.
Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião?
Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Lucas 11.9-13

Leitura - O Espírito de Deus e a natureza humana


Teologia
Leitura

O Espírito de Deus e a natureza humana

Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.
As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.

Gálatas 5.16-23

sábado, 18 de maio de 2013

TEOLOGIA - Leitura - JESUS É LEVADO AOS CÉUS


TEOLOGIA
  LEITURA
Jesus é levado para o céu
 Atos 1.4-8

Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem:
— Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.
Certa vez, os apóstolos estavam reunidos com Jesus. Então lhe perguntaram:
— É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel?
Jesus respondeu:
— Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.