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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NOTÍCIA - OPORTUNIDADE DE SERVIÇO

NOTÍCIA - OPORTUNIDADE DE SERVIÇO

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LENDAS - O MONGE E O ESCORPIÃO

LENDAS

A Lenda do Monge e do Escorpião


Monge e discípulos iam por uma estrada e quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas.

O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio.
Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou.

Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

"Mestre, deve estar doendo muito! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!"

O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: "Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha." 

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FAMÍLIA - DISTRIBUIÇÃO DE DIREITOS E DEVERES

FAMÍLIA

FAMÍLIA

A DISTRIBUIÇÃO DOS DIREITOS E DOS DEVERES

         Embora todos os homens reconheçam a existência de direitos e deveres, nem todos infelizmente estão de acordo sobre como se distribuem os direitos e os deveres.
        Quase sempre cada um de nós pensa e, argumentar os direitos próprios e em diminuir os direitos dos outros. Também quase sempre achamos pesados os nossos deveres e fazemos o possível para transferí-los a outras pessoas. É esta uma tendência que, lastimavelmente, existe no ânimo de muitos indivíduos.
        Reparem o que acontece na própria escola: quantas vezes não procuramos ampliar o espaço ocupado na cadeira dupla, em prejuízo daquele que pertence ao colega? E em casa: quantas vezes não cuidamos de comer a maior ou Melhor fatia do queijo ou do bolo, sem nos importarmos do que sobra para servir os demais? Já observaram como procedem certas pessoas quando há escassez deste ou daquele produto ( açúcar, leite, arroz,etc.)?
         Compram mais do que precisam, desinteressadas pelas necessidades dos demais consumidores. É muito comum assistirmos ao espetáculo de certos motoristas “avançarem” o sinal de tráfego fechado, convictos de que o seu direito está acima do direito dos outros. “Cada um cuide de si”, “Depois de mim o dilúvio” são frases que se ouvem como demonstração dessa tendência egoísta.
        Para eliminar o impulso de cada um pensar somente na própria pessoa, a sociedade criou algo que está acima do simples reconhecimento de que todos temos direitos e deveres. Criou a LEI e estabeleceu penalidades paea os que a violassem ou a transgredissem.

NOTÍCIA - Exibição de recursos das escolas de SP pode se tornar obrigatória

NOTÍCIA: 

Exibição de recursos das escolas de SP pode se tornar obrigatória

Projeto de lei aprovado na Assembleia para afixar informações como número de professores e de equipamentos será analisado pelo governador até terça-feira

Cinthia Rodrigues - iG São Paulo | 13/02/2013 18:18:00
A escola do seu bairro tem quadra coberta? E acessibilidade para deficientes? Quantos professores trabalham lá e quantos seriam necessários? Quantos alunos são por sala? Quanto de dinheiro municipal, estadual e federal foi investido nela? Um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pretende tornar obrigatória a instalação de um painel que responda perguntas como essas a pais, alunos e comunidade. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem prazo até terça-feira, dia 20, para tornar a iniciativa lei ou vetá-la.
Raphael Gomide
A existência de laboratórios de ciência e informática seria um dos dados divulgados
De autoria do deputado Geraldo Cruz (PT) a proposta foi aprovada no fim de ano no pacote de acordo entre os partidos após tramitar por mais de um ano. Na semana passada, às vésperas do Carnaval, ganhou lugar em um abaixo-assinado na internet com a campanha “Sanciona Alckmin” em contraste com o “Veta Dilma” que antecipou os vetos da presidenta ao Código Florestal.
O autor diz que a transparência nos equipamentos públicos é uma de suas prioridades, mas apressou-se a fazer a proposta quando parlamentares de São Paulo e de todo o País discutiam a ideia de obrigar a colocação do Índice da Educação Básica (Ideb) na porta da escola . “O Ideb sozinho faz parecer que as crianças de uma dada escola são inteligentes ou não, mas o resultado da escola está muito mais ligado a outros fatores”, comentou.
Pela proposta, o painel teria que ter o Ideb ao lado das seguintes informações:
1) Infraestutura, com a existência ou não de laboratório de informática, laboratório de ciências, quadra de esportes descoberta, quadra de esportes coberta, biblioteca e acessibilidade física. 

2) Recursos humanos, com os números de professores necessários por disciplina e efetivos em exercício em sala de aula por disciplina e o total de funcionários necessários nas áreas administrativa, de apoio escolar e de serviços gerais e quantos, de fato, existem nestas funções.
3) Gestão democrática, com existência ou não de conselho de escola, associação de pais e mestres com plano de ação e funcionamento constituído por ano, projeto político pedagógico aprovado pelo conselho de escola e grêmio estudantil.
4) Transferência de recursos, com os valores repassados pela União, pelo Estado e pelo Município.
5) Quantidade de estudantes matriculados, com número médio de estudantes por ano/série.
O projeto Ideb na porta da escola, proposto pelo economista Gustavo Ioschpe previa apenas o índice em uma placa de um metro quadrado na porta das instituições. A iniciativa chegou a virar projeto de lei na Câmara dos Deputados e a entrar em vigor em Estados e municípios, mas foi criticada por especialistas que julgam inconstitucional exporcrianças e adolescentes e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) , sob o argumento de que apenas o índice não aponta a qualidade da escola.
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-02-13/exibicao-de-recursos-das-escolas-de-sp-pode-se-tornar-obrigatoria.html

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CRÔNICAS - A VIDA E O TEMPO


CRÔNICAS:
A Vida e o Tempo

  Um Pai pede ao filho que aproveite avida e suas lições. Que dê tempo a mesmo e que tenha um tempo para refletir, pois o tempo é o maior aliado do homem: aproveitando–o de forma correta, o menino tornar-se-á uma pessoa de valor.
  Ele alerta para que se dê tempo às coisas da vida:”Faça tempo para flor, o sol, e os pássaros, para o estilingue, para a pesca e a briga”. É preciso viver, aproveitar o tempo, mas não perdê-lo, então inspire e expire o tempo.
  Afinal o pai quer dizer ao filho que viva os fatos normais da vida, da infância. Entretanto é preciso informar-se dos acontecimentos, refletir e conscientizar-se e lutar por seus direitos.
  O desenvolvimento de nossa consciência frente ao mundo e a nós mesmos processa-se em níveis diversos:
·                         CONSCIÊNCIA PESSOAL – que nos revela a nós mesmos no convívio com os outros.
·                         CONSCIÊNCIA CRÍTICA – que nos leva a pronunciamentos críticos sobre o mundo, impedindo que verifiquemos os fatos ou que encontremos para eles soluções simplistas.
·                         CONSCIÊNCIA DINÂMICA – não permite que fiquemos na teoria, mas nos conduz à prática, a uma tomada de decisão e de engajamento, através de atitudes e ações concretas.
Diante disso, perguntamos: Para que os problemas que afligem nosso mundo sejam descobertos e partilhados por todos, em comunidade,  o que é que é preciso acontecer?
Se entendêssemos esta pergunta a outras pessoas, obteríamos a conclusão de que há muitas consciências adormecidas, outras alienadas, poucas semi-engajadas e pouquíssimas despertas e atuantes.
Para modificar essa situação é preciso em primeiro plano uma consciência pessoal, critica e dinâmica; tudo isso não acontece por comodismo, por querer fazer o jogo dos opressores, por passividade, por medo. O primeiro plano é a conscientização e, depois, a ação.
Voltando a história do pai e do filho notem a demonstração de amor paterno desprovido de egoísmo; quando ele após ter dito ao filho fazer tempo para todas as coisas, pede: “meu filho, busque um tempo para me sorrir”.
Com isso o pai quer que o filho aproveite bem cada parte do tempo e cada tempo disponibilizado a ele; há pessoas que passa pela vida oferecida. Ficam alheias aos fatos. ViVa cada coisa a seu tempo. Há tempo para todas as coisas debaixo do sol...

FÁBULAS - A ESCOLA DOS ANIMAIS


FÁBULAS

A ESCOLA DOS ANIMAIS

       Certa vez os animais resolveram preparar seus filhos para enfrentar as dificuldades do mundo atual é, por isso, organizaram uma escola.
       Adotaram um currículo prático que constava de corrida, escalagem, natação e vôo. Para facilitar o ensino, todos os alunos deveriam aprender todas as matérias.
       O pato, exímio em natação ( melhor mesmo que o professor) conseguiu notas regulares em vôo, mas era aluno fraco em corridas e escalagem. Para compensar esta fraqueza, ficava retido todo dia, fazendo exercícios extras. De tanto treinar corrida ficou com os pés terrivelmente esfolados e, por isso, não vonseguia mais nadar como antes. Entretanto, como o sistema de ptomoção era a média aritmética das notas nos vários cursos, ele conseguiu ser um aluno sofrível, e ninguém se preocupou com o caso do pobre taro.
       O coelho era o melhor aluno do curso de corrida, mas sofreu tremendamente e acabou com um esgotamento nervoso, de tanto tentar natação.
       O esquilo subira tremendamente, conseguindo belas notas no curso de escalagem, mas ficou frustrado no vôo, pois o professor o obrigava a voar de baixo para cima e ele insistia em usar os seus métodos, isto é, em subir nas árvores e voar de lá para o chão. Ele tece que se esforçat tanto em natação que acabou por passar com nota mínima em escalagem, saindo-se mediocrimente em corrida.
       A águia foi uma criança problema, severamente castigada desde o príncipio do curso, porque usava métodos exclusivos dela, para atracessar o rio ou subir nas árvores. No fim do ano, uma águia anormal que tinha nadadeiras conseguiu a melhor média em todos os cursos e foi a oradora da turma.
       Os ratos, cães de caça não entraram na escola porque a administração se recusou a incluir duas matérias que eles julgavam importantes, como escavar tocas e escolher esconderijos. Acabaram por abrir uma escola particular junto com as marmotas e, desde o príncipio, conseguiram grande sucesso.

AUTORIA NÃO IDENTIFICADA

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FAMÍLIA UMA ENGRENAGEM DE DIREITOS E DEVERES

FAMÍLIA

FAMÍLIA
UMA ENGRENAGEM DE DIREITOS E DEVERES

            Já sabemos que os homens, para viver unidos e em boa paz, tiveram de renunciar ao uso da liberdade sem limite e ao impulso de levar em conta apenas as próprias necessidades.
            O entendimento de que isso era indispensável, criou na sociedade humana um mecanismo de intercambio ou de reciprocidade. É como se fosse uma engrenagem de vaivém: dá lá toma cá e vice-versa. A cada direito corresponde um dever.
            Vejamos os exemplos. O pai tem o direito de exigir que os filhos cumpram o que ele entende necessário para o bem da família. Mas, ao mesmo tempo, tem o dever de esforçar-se para garantir o sustento dos familiares. O chefe de uma empresa tem o direito de vigilar e controlar a atividade dos empregados. Mas, tem o dever de fornecer aos empregados instruções certas e exequíveis. O operário tem o direito de receber pontualmente o seu salário. Mas tem o dever de realizar a tarefa que lhe foi encomendada. O passageiro tem o direito de viajar no trem, bi ônibus  ou em qualquer outro meio de transporte, desde que cumpra o seu dever de pagar a passagem.
            Esta engrenagem de direitos e deveres mútuos existe na família, na atividade profissional, no comercio, na industria, na agricultura, na escola, no Município  no Estado, na Nação e nas relações entre todos os povos do mundo. Toda a vida social, enfim, é regida por esse mecanismo.