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quarta-feira, 1 de abril de 2015

LEITURA - JESUS É LEVADO PERANTE PILATOS

Teologia
Leitura
Jesus é levado perante pilatos
Assim que amanheceu, todos os chefes dos sacerdotes e os líderes judeus fizeram os seus planos para conseguir que Jesus fosse morto. Eles o amarraram, levaram e entregaram ao governador Pilatos.
Quando Judas, o traidor, viu que Jesus havia sido condenado, sentiu remorso e foi devolver as trinta moedas de prata aos chefes dos sacerdotes e aos líderes judeus, dizendo:
— Eu pequei, entregando à morte um homem inocente.
Eles responderam:
— O que é que nós temos com isso? O problema é seu.
Então Judas jogou o dinheiro para dentro do Templo e saiu. Depois foi e se enforcou.
Os chefes dos sacerdotes pegaram o dinheiro e disseram:
— Isto é dinheiro sujo de sangue, e é contra a nossa Lei pôr esse dinheiro na caixa das ofertas do Templo.
Depois de conversarem sobre o assunto, resolveram usar o dinheiro para comprar o “Campo do Oleiro”, a fim de que servisse como cemitério para os não judeus. Por isso aquele campo é chamado até hoje de “Campo de Sangue”. Assim aconteceu o que o profeta Jeremias tinha dito: “Eles pegaram as trinta moedas de prata, o preço que o povo de Israel tinha concordado em pagar por ele, e as usaram para comprar o campo do oleiro, como o Senhor me havia mandado fazer.”
Jesus estava em pé diante do Governador, e este o interrogou, dizendo:
— Você é o rei dos judeus?
Jesus respondeu:
— Quem está dizendo isso é o senhor.
Mas, quando foi acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes judeus, Jesus não respondeu nada. Então Pilatos disse:
— Você não está ouvindo as acusações que estão fazendo contra você?
Porém Jesus não disse nada, e o Governador ficou muito admirado com isso.

Mateus 27.1-14

domingo, 29 de março de 2015

DICAS DE PORTUGUÊS - FIGURAS DE LINGUAGEM I

DICAS DE PORTUGUÊS
FIGURAS DE LINGUAGEM I
CONCEITO
        Quando se utiliza de maneira não convencional a linguagem, explorando-se os aspectos conotativos das palavras e novas maneiras de construir as frases, estão sendo criadas as figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo.
        De seus dentes pálidos surgiu, enfim um sorrido.   
A característica “pálidos” atribuída a “dentes” pode sugerir dentes amarelados ou sorriso triste tímido, ou ambas as ideias.

        “ O mar passa saborosamente
        A língua na areia.” ( Duardo Dusek/ Luís Carlos Goes)
        O “mar” é personificaso, tem caracteríticas de seres vivos. Na personificação do “mae”, “língua” é usada em lugar de onda.

        Figuras de linguagem são recursos que  o emissor cria para dar maior expressividade, vivacidade, imprimir mais foça e colorido à sua
mensagem.
        Observação:
        Esses recursos de linguagem acabam por caracterizar o estilo do escritor ou falante que os emprega com frequencia.
        A linguagem figurada ocorre quando se quer dar expressividade à mensagem através de:
·                    Recursos semênticos, ou seja, trabalhando a palavra do ponto de vista de seu significado.
A encomenda precisa ser entregue rapidamente. Vá voando levá-la! ( Vá o mais rápido que puder!)
·                    Recursos fonéticos, destacando os sons das palavras. Exemplo: Falar em progresso urbano é sentir o ruído da britadeira trepidando na minha cabeça e na rua. ( A repetição dos svos representados pela letra r sugere o ruído constante dos grandes centros urbanos.)
·                    Recursos sintáticos, trabalhando a construção da frase: Ex: “No aconchego
Do claustro, na paciencia e vo sossego,
Trabalha, e reima,e lima, e sofre, e sua! ( Olavo Bilac)
(A repetição do conetivo e intensifica a idéia de dedicação ao trabalho.)
Em função  dessas ocorrências, podemos classificá-las em: Figuras semânticas, figuras fonéticas e figuras sintáticas.

Figuras semânticas
Metáfora
                É o emprego de um termo com significado de outro em vista de relação de semelhança emtre ambos. É uma comparação subentendida. Exemplo:
Meu pai é um leão. (= Meu pai é forte – ou braco – como um leão)   - Observe que, para se construir a metáfora, elimina-se o termo comparatico COMO.
“O Brasil é novo, é um país pivete.” ( Abel Silva)
“Não sei que nucem trago neste peito
Que tudo quanto vejo me entristece...” ( Alexabdre de Gusmão)
“O rio era um bicho que de repente embrabesera.” ( Deonísio da Silva)
“Sua boca é um cadeado
Emeu corpo é uma fogueira.” ( Chico Buarque de Hollanda)
“Tinhas a lama de sonhos povoada.” ( Olavo Bilac)

Comparação
        É a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo e busca realçar determinada qualidade do primeiro termo. Exemplos:
        A chuva caía como lágrimas de um céu entrestecido.
        “E há poetas que são  artistas
        E trabalham nos seus versos
        Como um carpinteiro nasa tábuas!...” ( Alberto Caeiro)
        “Como um grande borrão de fogo sujo
        O sol posto demora-se nas nuvens que ficam.” (Alberto Caeiro)
       
       PROSOPOPÉIA
        Também chamada de PERSONIFICAÇÃO ou animismo, é atribuir ações ou qualidades humanas a seres inanimados, irracionais ou mesmo abstratos. Exemplos:
        “Ah! Cidade maliciosa
        De olhos de ressaca
        Que das índias guardou a vontade de andar nua.”( Ferreira Gular)
        Com a passagem da nuvem, a lua se tranquiliza.
        A lua olhava com inveja os namorados.
        As estrelas conversavam animadamente.
        A flor chorava egemia.

        Antítese
        Figura que consiste no emprego de termos com sentidos opostos. Exemplos:
        “Uns querem o mal e fazem-nos o bem. Outros nos almejam o bem , e trazem o mal.” ( Rui Barbosa)
        “Uma parete de mim pesa, pondera: outra parte delira.( Ferreira Gular)
        Eu sem você, sou chama sem luz.( Vinicius de Moraes)
        “Tristeza não tem fim
        Felicidade sim...” ( Vinivius de Moraes)
       
        Eufemismo
        Figura que consiste no abrandamento de uma expressão de sentido desgradável; ou seja é o uso da expressão mais suave ára comunicar alguma coisa ásper, desagradável, chocante. Exemplo:

        Ele dorme o sono eterno. ( ele está morto.)
        Aqueles homens públicos apropriaram-se do dinheiro. ( apropriaram-se = roubaram)
        O médico comunicou a família que ela estava com uma doença ruim. ( doença ruim = cancer)
        O prisioneiro preferiu retirar-se da vida a confessar um crime que não cometera. ( retirar-se da vida = morrer)
        Ele devolceu o excesso de comida que engoliu sem mastigar.
        Ela foi morar com DEUS.

Hiperbole
Figura que através do exagero procura tornar mais expressiva uma ideia. Exemplo:
Chorei rios de lágrimas.
Na época de festas juninas, sempre morro de medo dos fogos de artifício.
Ele possuía um mar de sonhos e aspirações.
Faz mil anos que não a vejo.
Repeti-lhe um milhão de vezes a mesma coisa.
Numa hora acho mil anos, e é de jeito / que em mil anos não posso achar uma hora.” ( Luís de Camões)

Ironia
Consiste na incersão de sentido, afirma-se o contrário do que se pensa, cisando à sátira ou à ridicularização, isto é, é a espressão que contém o oposto daquilo que se quer dizer, sempre com o intuito de crítica ou desprezo. É facilmente percebida na linguagem oral, pela entovação da voz. Exemplo:
“Meu namorado é um santo. Só me traiu tres vezes.”
Que careta mais bonita.
Casa vez que você interrompe um colega, sem pedir-lhe licença, percebo como é bem-educado.

Metonímia
É a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma relação lógica.

A.  O AUTOR PELA OBRA:

Exemplos:

Ouvi Mozart com emoção. ( a música de Mozart.)
Leio Graciliano Ramos porque ele fala da realidade brasileira. ( A obra  de Graciliano Ramos)
Gosto de ler Guimarães Rosa.
Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.) 
Ela parecia ler Jorge Amado.

B.  O CONTINENTE PELO CONTEÚDO:
Exemplos:

        A fome era tamanha que o homem comeu todo prato de arroz. ( continente: todo prat; conteúdo: o arroz)
        Ele comemorou tomando um copo de caipirinha. ( continente: um copo; conteúdo: caiprinha contida vo copo)
Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)
Comi um prato de macarrão! (= Comi todo o macarrão que estava no prato)
C.  A PARTE PELO TODO:

Exemplo:
“O bonde passa cheio de pernas.” (Carlos Drummonde de Andrade) ( pernas = pessoas)
São muitas as famílias que procuram um teto para morar. (teto = casa).
"A cidade inteira  viu assombrada, de queixo caído, o pistoleiro sumir de ladrão, fugindo nos cascos de seu cavalo."
Completou dez primaveras (= Completou dez anos)

D.  O SINGULAR PELO PLURAL:

Exemplos:
“Todo homem tem direito à vida, `liberdade e à segurança pessoal. ( Art. 3º - Declaração Universal dos Direiros Humanos)  ( homem = humanidade).
A mulher foi chamada par ir às ruas da luta contra a violência. ( mulher = todas as mulheres).
A mulher conquistou seu lugar! (= Todas as mulheres conquistaram...)
O paulista é tímido; o carioca , atrevido. 
“O brasileiro tenta encontrar uma saída para suportar a crise”

E.  O INSTRUMENTO PELA PESSOA QUE O UTILIZA:

Exemplos:
Os mivrofones corriam atropelando até o entrecistado. ( microfones = repórteres).
Ele é um bom pincel, o problema é que seus quadros são caros. ( pincel = pintor)
Os flashes o seguiam aonde fosse (= Os fotógrafos o seguiam aonde fosse)
“Quantos quilos ela come por dia?

F.   O ABSTRATO PELO CONCRETO:

Exemplos:
A juventude é corajosa e nem sempre consequente. ( juventude = jovens)
A infância é saudavelmente desordeira. ( infância = crianças).
Não devemos contar com o seu coração.
 "A inteligência americana negou tudo"

G.  O EFEITO PELA CAUSA:

Exemplos:
Com muito suor o operário construiu a casa. ( suor = trabalho)
As indústrias despejam a morte no rios. ( morte = poluição).
Sócrates bebeu a  morte. (= Sócrates tomou veneno.)
“Conseguiu sucesso com determinação e suor''

H.  A MATÉRIA PELO OBJETO:

Exemplos:
Os bronzes tangiam avisando a hora da missa. (bronzes – sinos)
Os cristais tiniam na bandeja de prata. ( cristais = copos).
Lavou os cristais e as porcelanas para usá-los no jantar. (= Lavou os copos e os pratos...)
“O jantar foi servido à base de porcelanas e cristais

        Pardoxo
        É uma proposição aparentemente absurda, resultante da reunião de ideias contraditórias. Exemplos:
        “Pra se viver do amor
Há que esquecer o amor.” ( Chico Buarque de Hollanda)
        No discurso, o sindicalista afirmou que o operário quanto mais trabalha amis tem  dificuldades economicas.

       



        
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sábado, 21 de março de 2015

LEITURA - A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM ISRAEL

TEOLOGIA
LEITURA
A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM ISRAEL
Então eu pergunto: será que Deus rejeitou o seu próprio povo? É claro que não! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão e membro da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que ele havia escolhido desde o princípio. Vocês sabem muito bem o que as Escrituras Sagradas dizem naquele trecho em que Elias acusa o povo de Israel diante de Deus. Elias diz assim: “Senhor, eles mataram os teus profetas e destruíram os teus altares. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!” O que foi que Deus disse a ele? Ele disse: “Eu guardei para mim sete mil homens que não adoraram o deus Baal.” A mesma coisa também acontece agora, isto é, por causa da graça de Deus, ainda existe um pequeno número daqueles que ele escolheu. Essa escolha se baseia na graça de Deus e não no que eles fizeram. Porque, se a escolha de Deus se baseasse no que as pessoas fazem, então a sua graça não seria a verdadeira graça.
E isso quer dizer que não foi o povo de Israel que encontrou o que estava procurando. Quem encontrou foi apenas um pequeno grupo que Deus escolheu; os outros não quiseram ouvir o chamado de Deus. Como dizem as Escrituras Sagradas:
“Deus endureceu o coração
e a mente deles;
deu-lhes olhos que não podem ver
e ouvidos que não podem ouvir
até o dia de hoje.”
E Davi disse:
“Que nas suas festas eles sejam
apanhados e enganados,
que eles caiam e sejam castigados!
Ó Deus, faze com que eles
fiquem cegos
e que fiquem sempre curvados
debaixo do peso das suas dificuldades!”
ROMANOS 11:01-10

                                                                 

LEITURA - A SALVAÇÃO DOS QUE NÃO SÃO JUDEUS

TEOLOGIA
LEITURA
A SALVAÇÃO DOS QUE NÃO SÃO JUDEUS
Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, e um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Pois vocês, os não judeus, são como aquela oliveira brava e agora tomam parte na força e na riqueza espiritual dos judeus. Portanto, vocês não devem desprezar os galhos que foram quebrados. Como é que vocês podem estar orgulhosos? Vocês são somente galhos. Não são vocês que sustentam a raiz — é a raiz que sustenta vocês.
Porém vocês dirão: “Sim, mas os galhos foram quebrados a fim de darem lugar para nós.” Isso é verdade. Mas lembrem que eles foram quebrados porque não creram; no entanto vocês continuam na oliveira porque creem. E não tenham orgulho disso; pelo contrário, tenham medo. Se Deus não deixou de castigar os judeus, que são como galhos naturais, vocês acham que ele vai deixar de castigar vocês? Vejam como Deus é bom e também é duro. Ele é duro para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dele. Se não, vocês também serão cortados. E, se os judeus abandonarem a sua descrença, serão enxertados na oliveira cultivada, pois Deus pode enxertá-los de novo. Vocês, os não judeus, são como aquele galho de oliveira brava que foi cortado e enxertado, contra a natureza, na oliveira cultivada. Os judeus são como essa oliveira cultivada. Portanto, para Deus será muito mais fácil enxertar de novo, na própria árvore deles, esses galhos quebrados.
ROMANOS 11:17-24

                                                                 
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